top of page

Minha Duplaa - IAA

Provavelmente se eu te perguntasse: você já ouviu falar ou viu alguma matéria sobre Pet Terapia a resposta seria sim. Então, preciso te contar que este termo faz parte da história da Intervenção Assistida por Animais, porém não o utilizamos mais.

 

O termo técnico é Intervenção Assistida por Animais. Você vai pensar: Ah! Claro, também já ouvi falar em Terapia Assistida por Animais (TAA). Preciso te dizer que nem tudo é terapia (TAA)! Ficou curioso/a porque minha duplaa? Vou te contar.

A Intervenção Assistida por Animais (IAA) consiste na introdução intencional de animais selecionados/avaliados e treinados para atuar em contextos da área da saúde, educação e no âmbito social. O profissional que deseja incorporar a IAA na sua prática também deve ter formação.

 

As modalidades da IAA mais conhecidas e utilizadas no Brasil são: AAA (Atividade Assistida por Animais), TAA (Terapia Assistida por Animais), EAA (Educação Assistida por Animais), por isso, costumo dizer que nem tudo é terapia! Algumas pessoas confundem intervenção assistida por animais com interação humano-animal.

87.webp

É compreensível a confusão, por isso vou explicar de forma simples: interagir com um animal pode ser desde passar por um cão na rua e pedir para fazer um carinho (sempre peça ao condutor, não devemos invadir o espaço dos cães, pois nem todos gostam ou podem ter medo de interagir). Visitar um amigo que tem cachorro pode ser um momento de interação. Uma sessão de IAA utiliza a interação humano-animal, porém de forma intencional como mencionei, com planejamento e objetivos. Ou seja, uma está contida na outra.

Humanos e cães formam duplas de trabalho. Eu tenho duas duplas: formo uma dupla com o Leo e uma dupla com a Kaica Maria, atualmente. Também pode-se chamar de binômio, mas eu acho mais afetivo dupla. Inicialmente a ideia deste nome era apenas para meu canal no Youtube. As ideias fluíram, alguns sonhos que estavam guardadinhos reascenderam e o que era para ser um canal transformou-se em marca e tem tudo para crescer. Como eu sempre falo: vamos subir o degrauzinho da evolução, juntos!?

Minha missão é facilitar o caminho de psicólogas/os e profissionais da saúde, educação e adestradores que desejam atuar com IAA ou que já atuam e desejam ampliar seu conhecimento e dividir dúvidas e desafios. Além disso, quero também ampliar o alcance da área para leigos. Isso para que possam identificar as boas práticas e escolher profissionais que atuam sob os pilares do bem-estar único e saúde única. Então, bora se inscrever na minha lista para receber conteúdo e ler os textos do blog. Muito importante: eu trabalho exclusivamente com cães, mas isso não é motivo para não aprendermos juntos.

Serviços

Conheça mais sobre minha atuação em

Psicologia e Intervenção Assistida por Animais.

Mentoria Minha Duplaa

Para quem é: profissionais da saúde, educação e adestradores interessados em trabalhar com Intervenção Assistida por Animais (IAA).

É um processo formativo no qual o/a aluno/a conhecerá de forma aprofundada a área da Intervenção Assistida por Animais (IAA). A mentoria é composta de três fases que abarcam desde a teoria, passando pela elaboração e implantação de um projeto de IAA.

Se você já “andou” pelo site ou pelas minhas redes sociais, certamente percebeu que o trabalho na área de IAA requer formação multiespécie, ou seja, o humano deve buscar conhecimento para atuar de forma técnica, ética e segura, assim como o cão deve ser selecionado/avaliado e treinado. Logo, ter um cão mansinho não é o suficiente para que você e ele formem uma dupla de trabalho.

 

Elaboração e implantação de projetos 

Os mais variados espaços e equipes podem receber Programas de Intervenção Assistida por Animais (IAA).

Hospitais, escolas, salas de espera de clínicas, bibliotecas, empresas, equipes de esporte etc.

Minha formação e dos meus cães permite a elaboração e implantação de projetos em múltiplos espaços. Atualmente, coordeno o primeiro programa de IAA junto a uma equipe de futebol feminino do Brasil.

Supervisão para Psicólogos/as

A Psicologia é uma das áreas da saúde que mais se beneficia da Intervenção Assistida por Animais.

No caso da atuação em psicologia clínica a modalidade da IAA utilizada é a Terapia Assistida por Animais (TAA). Pesquisadores da área da IAA apontam para o crescimento do interesse pela área, assim como por condutas que fogem das orientações previstas em guidelines.

A supervisão atende à colegas que já atuam na IAA com a modalidade TAA e desejam analisar demandas específicas do caso.

Caso você ainda não atue com IAA, assim como eu tive o desejo lá em 2016, sugiro que comece pela mentoria.

Tenha em mente que a introdução de um cão em ambiente laboral é de responsabilidade do humano e deve ser tratado de forma ética, técnica e segura.

 

Portanto, para que o bem-estar de todos os envolvidos seja garantido é fundamental buscar orientação.

Cursos - minicurso informativo (gratuito) 

Uma viagem ao mundo da Intervenção Assistida por Animais (IAA).

Em breve!

Capacitação de equipes

A capacitação de equipe requer a realização de um diagnóstico e estabelecimento de objetivos. Pode ser feita on-line. O diagnóstico junto a coordenação da equipe é realizado justamente para avaliar a necessidade de encontros presenciais. Se este é seu interesse agende uma reunião diretamente comigo. 

Nossa Equipe

Conheça nossa equipe e cães de IAA

Depoimentos

Veja os depoimentos sobre a Intervenção Assistida por Animais

com Fabiane Munhoz

Caio e Leleo AFE.png

Caio Derosso

Gestor Esportivo

Coordenador Geral da Base da Ferroviária (2022/2023)

O trabalho de Intervenção Assistida por Animais (IAA) desenvolvido pela Fabiane Munhoz e seu parceiro Golden Leleo foi uma grata surpresa para nós da Ferroviária. 

 

A parceria dessa dupla com o departamento de Desenvolvimento Humano do clube foi um grande sucesso entre funcionários, atletas e a comunidade em geral.

 

A presença do Leleo nas atividades desenvolvidas com as categorias de base masculina da Ferroviária transformava o ambiente em algo leve, afetivo e com muitas interações. Era impressionante como os atletas mudavam seus comportamentos e se mostravam mais abertos quando chegavam a Fabi e o Leleo. 

 

São ideias e atitudes inovadoras como essa que fazem com que o trabalho desenvolvido em prol dos atletas valha a pena.

Natiely.jpg

Natiely Lange

Terapeuta

Ocupacional 

Falar da Fabi (e não tem como falar da Fabi sem pensar nos meus coleguinhas de 4 patas, Pepê dos olhos de mel, e Leleo do melhor rebolado), é muito fácil... algumas poucas palavras já definem quase tudo!

Dedicação, respeito, e amor... 

Dedicação ímpar no que se propoe a fazer, amor incondicional pelas pessoas e pelos cachorros (lembro até hoje da adoção do Dido, e de como a Momo e a Kaica Maria chegaram até a tua vida), e respeito... respeito esse que aprendi muito e levei para a minha relação com as minhas filhas de patinhas.

Trabalhar com vocês foi uma das experiências mais lindas da minha vida!

 

Obs: quem recebe um olhar de amor da Pepê, jamais esquece!

Captura de Tela 2023-03-23 às 14.43.39.png

Annie Kopanakis 

Psicóloga

Clínica e Esportiva

Tive a feliz oportunidade de trabalhar com a Fabi no âmbito das Intervenções Assitidas por Animais no contexto do futebol. Identifico uma série de benefícios para as instituições em geral, pros colaboradores, no meu caso para os atletas, para membros de comissão técnica. É um trabalho incrível feito por uma profissional muito capacitada e tenho certeza que vocês vão encontrar um ótimo conteúdo por aqui.

Captura de Tela 2023-03-23 às 14.25_edited.jpg

Julia Passeiro

Treinadora

Categorias sub 16/17/20

Guerreiras Grenás

Primeira treinadora brasileira a trabalhar com Intervenção Assistida por Animais e receber um cão de IAAs na equipe.

Sobre a experiência que tivemos ano passado com a IAAS, foi a experiência com o Léo, mais conhecido como Leléo. Ele acompanhou a nossa equipe ano passado, no final em novembro e dezembro e foi uma experiência surreal. Eu particularmente sou muito apaixonada por cachorro, tenho 3 cachorros em casa, 3 Rotweillers, e tivemos a experiência com o Léo, que é um Golden. O léo foi de uma leveza enorme pra gente dentro do grupo, ele participou dos treinos, participou de intervenções guiadas, participou dos jogos e eu me lembro que tive uma eperiência muito bacana com ele que foi uma das finais do campeonato paulista sub-17 feminino, que a gente perdeu faltando pouco tempo e eu chego no vestiário e ele está lá esperando a gente e aquilo me aliviou, eu abracei ele. Era isso que eu precisava. A experiência que tivemos com o Léo foi incrível.

Âncora Newsltter Minha Dupla

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba nossa newsletter

Obrigado pela Inscrição

bottom of page